Valentino Clemente Ludovico Garavani, nascido em 11 de maio de 1932 em Voghera (Itália), é o genial fundador da célebre Maison Valentino. Após estudar arte em Paris na École des Beaux-Arts e na Chambre Syndicale de la Couture, trabalhou em importantes casas como Jean Dessès e Guy Laroche, antes de retornar à Itália em 1959 para inaugurar seu próprio ateliê em Roma.
A estreia internacional aconteceu em 1962, no Pitti, em Florença, mas foi a coleção totalmente branca de 1967, com a introdução do icônico logo “V”, que o consagrou na cena mundial. Protagonista de eventos memoráveis, Valentino vestiu figuras de grande prestígio, como Jacqueline Kennedy durante seu período de luto, contribuindo para esculpir seu mito no panorama da moda.
Em 2007, anunciou sua aposentadoria, com o último desfile de alta-costura realizado em janeiro de 2008 em Paris, encerrado com uma ovação de pé. No plano pessoal, Valentino compartilhou grande parte da sua vida com Giancarlo Giammetti, que conheceu em 1960 e que se tornou seu parceiro de negócios. Mesmo após o fim do relacionamento amoroso em 1972, continuaram unidos por uma profunda amizade e colaboração profissional. Mais tarde, Valentino teve uma longa relação com Bruce Hoeksema, ex-modelo que se tornou vice-presidente da Maison.
Recentemente, junto com Giammetti, fundou uma instituição cultural, a Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, que promove arte, design e iniciativas sociais a partir de um palácio restaurado em Roma. A mostra inaugural “Horizons/Red” celebrou o icônico vermelho Valentino com peças de arquivo e obras de artistas como Picasso, Koons e muitos outros.
A Valentino S.p.A. ao longo do tempo passou por diferentes mudanças de propriedade. Desde os anos 1990 com a HdP de Gianni Agnelli, passando pelo grupo Marzotto, até a entrada do private equity Permira em 2007. Desde 2012, a empresa está solidamente nas mãos do fundo catariano Mayhoola for Investments, que detém cerca de 70%. Em 2023, o grupo francês Kering adquiriu uma participação de 30%, com a intenção de concluir a aquisição até 2028.
Do ponto de vista criativo, em março de 2024 Alessandro Michele foi nomeado diretor criativo, já célebre por seu trabalho à frente da Gucci. Seu mandato começou oficialmente em 2 de abril de 2024, com a primeira coleção primavera/verão 2025, revelada em Paris. Valentino Garavani não é apenas um gigante da moda: seu legado persiste hoje graças à Fundação que continua a promover a excelência cultural e a elegância criativa. A Maison Valentino, sob a liderança de Alessandro Michele e integrada ao network de Mayhoola e Kering, está pronta para escrever o próximo capítulo da sua história.