ter. out 7th, 2025

A Itália quer ser embaixadora da América Latina na Europa e ampliar exportações, palavra do ministro do Exterior Antonio Tajani

A Itália quer cada vez mais ser a embaixadora da América Latina na Europa e reforçar os laços econômicos, culturais e políticos com a região. A afirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, durante a XII Conferência Itália–América Latina e Caribe (Celac), em Roma. “América Latina e Caribe são prioridade para o Governo italiano. Queremos ser a voz da região nas instituições europeias e fortalecer nossas relações”, disse Tajani, destacando a presença histórica e cultural das comunidades italianas na região, que “permite relações ainda mais estreitas”.

Entre os temas centrais do encontro está o avanço do acordo entre União Europeia e Mercosul. Tajani afirmou que “Ainda há que resolver alguns pequenos problemas relacionados ao setor agrícola, mas sou otimista. Também estamos trabalhando para incrementar as exportações para países que não fazem parte do Mercosul”. O objetivo da Italia é alcançar exportações de 700 bilhões de euros até 2027.

Dados do Ministério das Relações Exteriores da Itália indicam que, em 2024, o intercâmbio comercial com a América Latina atingiu 33 bilhões de euros, com exportações de 21 bilhões. Apenas no primeiro trimestre de 2025, o comércio registrado foi de 23 bilhões, o que “evidencia a crescente competitividade das empresas italianas nos mercados latino-americanos”, destacou Tajani.

O ministro ressaltou ainda a importância da diplomacia jurídica e da cooperação em justiça e segurança, citando programas europeus que capacitaram mais de 3 mil magistrados e funcionários latino-americanos na luta contra o crime organizado. “Justiça e segurança são fundamentais se queremos uma economia livre, não condicionada pela delinquência”, afirmou.

Tajani também anunciou a criação da Comunidade da Italofonia, em 19 de novembro, para reforçar a cooperação econômica, científica, acadêmica e cultural, com participação de diversos países latino-americanos. Além disso, confirmou a presença ativa da Itália na próxima cúpula Ue-Celac, em Santa Marta, na Colômbia, reiterando que Roma quer ser “ponte entre América Latina, Caribe e União Europeia”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *