Depois do Pitti Uomo, em Florença, a moda segue para Milão. A partir de 20 de junho, a Semana de Moda Masculina de Milão dá início aos desfiles e apresentações das coleções primavera/verão 2026. O calendário desta nova edição está robusto: serão 81 eventos, entre desfiles, apresentações e encontros especiais.
A temporada começou com a Setchu, que desfilou pela primeira vez na capital lombarda. Nomes de peso estão confirmados: Prada, Emporio Armani, Giorgio Armani e Dolce & Gabbana. Já Gucci, Fendi e Zegna optaram por não participar desta edição — no caso da Zegna, o desfile foi realizado em Dubai, no último 11 de junho. No fim de semana, Pronounce, Simon Cracker e Dunhill também apresentarão suas coleções.
Como sempre, Milão se mostra um palco fértil para novas vozes do setor. O calendário inclui a emergente PDF, de Domenico Formichetti, e a britânica SAUL NASH, que já desfilou em Londres. Estreiam na passarela masculina milanesa marcas como Fiorucci, Paul Smith e Qasimi. Esta edição será ainda marcada por celebrações importantes, como o 40º aniversário da Jacob Cohën, no calendário de apresentações.
Há grande expectativa para as coleções de Brunello Cucinelli, MSGM, Bally, Tod’s, Etro e pelo retorno de Vivienne Westwood a Milão. A semana também acolhe estreias de Leonardo Valentini, Rowen Rose, Uma Wang, Meriisi e Cascinelli — estas duas últimas seguindo sua trajetória após participações anteriores no Fashion Hub, com a iniciativa Designer for the Planet. A marca Magliano apresentará sua nova coleção no CineMagliano, em local ainda a ser definido.
Este ano, a Camera Nazionale della Moda Italiana colabora com uma parceira especial: a Fondazione Sozzani. O espaço artístico receberá desfiles de nomes como David Catalán e Miguel Vieira, além de apresentações de marcas como Lessico Familiare e MTL Studio. O objetivo da parceria é claro: apoiar e promover a nova geração de criativos.
Na Fondazione, além da exposição AGGLOMERATI, o espaço educativo Forma Aperta também estará aberto ao público, exibindo Il Giugno, um vídeo construído com materiais de arquivo e found footage, que explora a saturação do olhar e a coexistência entre beleza e violência na contemporaneidade.
Ainda no dia 20 de junho, o DOPOSpace sediará o LAUD END PRAUD — um evento de dia inteiro inteiramente dedicado à moda, ao ativismo e à cultura queer. A programação inclui palestras, performances, música e um desfile coletivo com a participação de Be Nina, Simon Cracker, Florania, Domenico Orefice, Lorenzo Seghezzi, Andreazza e alunos do IED. A renda da venda dos looks será revertida para o Sportello Trans ALA Milano Onlus – Antonia Monopoli.
Semana de Moda Masculina Primavera/Verão 2026 de Milão
