ter. set 16th, 2025

Loro Piana: um século de lã, luxo e made in Italy

ByMauro Fanfoni

16 de setembro de 2025 , ,

Foi no 1924 que o engenheiro Pietro Loro Piana fundou a Ing. Loro Piana & C., baseando o seu projeto empresarial no trabalho artesanal da lã de alta qualidade. No entanto, as raízes da família remontam ao início do século XIX, quando, originária de Trivero, começou como comerciante de lã na região da Valsesia.

Entre as décadas de 1960 e 1970, Franco Loro Piana, neto do fundador conduziu a empresa a novos mercados, exportando tecidos de prestígio para a Europa, América e Japão. Posteriormente, nos anos 1980, os irmãos Sergio e Pier Luigi transformaram a Loro Piana de lanifício artesanal em uma marca completa de luxo, lançando a produção de prêt-à-porter, acessórios, calçados e artigos para casa.

Na década de 1990 começou a expansão no varejo, com a abertura de butiques exclusivas em todo o mundo, além da criação da divisão “Interiors” para o design de interiores. Já nos anos 2000, a empresa continuou a crescer e a diversificar-se, lançando coleções de perfumes, almofadas e roupas de lazer, conquistando clientes atentos à discrição e à qualidade tátil dos materiais.

Em julho de 2013, a Loro Piana passou a fazer parte do grupo francês LVMH, através da aquisição de 80% do capital por cerca de 2 bilhões de euros, com a família Loro Piana mantendo 20%. Essa aliança marcou o início de uma nova era, com Antoine Arnault nomeado presidente e várias mudanças na liderança executiva, até a chegada, em março de 2025, de Frédéric Arnault como CEO.

Em julho de 2025, um tribunal de Milão decretou a administração judicial da Loro Piana, após investigações que revelaram subcontratações a ateliês externos com graves violações: jornadas de até 90 horas semanais, salários de pouco mais de 4€ por hora e suspeitas de exploração laboral. A empresa não é investigada criminalmente, mas um administrador externo foi nomeado para garantir o cumprimento das normas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *