Lucca e Joinville, cidade do sul do Brasil, iniciam um caminho de irmandade com a assinatura do protocolo de intenções firmado pelo prefeito Mario Pardini e por Adriano Bornschein Silva no Ágora Tech Park. O acordo, que ainda passará pelo conselho municipal e posteriormente pelo Ministério das Relações Exteriores, será oficializado com a visita da delegação brasileira a Lucca.
Durante a cerimônia, Joinville homenageou o empresário lucchese Fabio Perini, fundador do maior parque industrial multissetorial da América Latina, concedendo-lhe a Medalha de Mérito Princesa Dona Francisca.
Joinville será a sexta cidade-irmã de Lucca, juntando-se a Colmar, Abingdon, Saint Niklaas, Schongau e South San Francisco. A cidade, a mais populosa do Estado de Santa Catarina, tem mais de 620 mil habitantes e é um importante polo industrial e cultural, conhecida pelo Festival de Dança e por abrigar a única filial internacional do Balé Bolshoi.
“O gemellaggio é uma ponte ideal que liga Lucca à América Latina, no espírito da cultura e da empresa – declarou Pardini –. Fabio Perini é o símbolo concreto dessa conexão.”
O prefeito Silva destacou a afinidade entre as duas cidades, lembrando a forte presença de famílias de origem italiana em Joinville e a atuação de empresas de Lucca já instaladas no município.
Durante a visita, Pardini encontrou a comunidade ítalo-brasileira, visitou empresas locais e assistiu a uma apresentação da escola Bolshoi Brasil.