A partir do final de agosto chega às livrarias a coletânea dos discursos de Leão XIV desde o início de seu pontificado. A obra, publicada em italiano, inglês e espanhol pela Libreria Editrice Vaticana, oferece uma oportunidade de aprofundar o pensamento do Pontífice.
O primado de Deus, a comunhão na Igreja e a busca pela paz são os temas centrais que marcam o magistério do Papa Leão. “Prioridades”, como define a nota da Libreria Editrice Vaticana, que emergem claramente da leitura do volume “E haja paz! Palavras à Igreja e ao mundo”. O livro tem 160 páginas, custa 15 euros e, por ora, está disponível em italiano, inglês e espanhol.
Na sua primeira aparição diante do mundo, em 8 de maio de 2025 — na memória litúrgica dos mártires da Argélia — Leão XIV lançou um apelo a todos por uma paz “desarmada e desarmante”. Palavras que ecoaram o testamento espiritual do prior de Tibhirine, Christian de Chergé, assassinado por ódio à fé junto com seus companheiros, beatificados em 2018.
Nos discursos do Pontífice emerge com clareza o primado de Deus para todos na Igreja, especialmente para quem exerce autoridade: o convite é “desaparecer para que permaneça Cristo, diminuir-se para que Ele seja conhecido e glorificado”. O Papa também partilhou o seu grande desejo: “uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado”.
Seus inúmeros apelos à reconciliação não se dirigem apenas à política, mas ao coração de cada pessoa: “A paz começa em cada um de nós: na forma como olhamos os outros, ouvimos os outros, falamos dos outros”.