Em solenidade realizada ontem (4), Roma celebrou com solenidade os 176 anos da morte de Anita Garibaldi, a emblemática “heroína dos dois Mundos”. A cerimônia realizada no alto do Monte Gianicolo reuniu autoridades, historiadores e ativistas sob os ideais reforçados pelo projeto internacional Anita Fidelis®️, que promove igualdade de gênero, solidariedade e respeito aos direitos humanos.
Anita faleceu em 4 de agosto de 1849, grávida e exausta, durante a retirada para salvar a República Romana, em plena perseguição pelas tropas francesas.
À sombra imponente do monumento de bronze esculpido por Mario Rutelli em 1932 — que retrata Anita corajosamente montada num cavalo, com seu filho Menotti nos braços e uma pistola na mão — foi plantada a rosa “Anita Garibaldi by Pantoli®️”, flor símbolo do projeto Anita Fidelis®️, ao lado do pedestal que guarda seus restos mortais.
O evento que é parte do projeto internacional “Anita Fidelis®️”, transcendeu as barreiras da história para se tornar um manifesto de valores e simbolismo profundo, unu uma delegação brasileira, especialmente de sua terra natal, Laguna, a autoridades italianas e a cidadãos que veem em Anita uma inspiração atemporal.
O ato simbólico concretiza os propósitos da iniciativa: cultivar respeito à memória de mulheres que transformaram a história.
O Gianicolo, o cenário da efêmera República Romana de 1849, é ponto central da identidade patriótica italiana. Lá se erguem os monumentos dedicados a Giuseppe e Anita Garibaldi e dezenas de bustos de patriotas da unificação da Itália .
O monumento a Anita foi restaurado recentemente — reinaugurado em fevereiro de 2025 após uma intervenção de 180 dias — que revalorizou tanto o bronze quanto o travertino do pedestal, corrigindo corrosões, fissuras e reforçando sua estabilidade com suportes de aço, preservando sua integridade original.
Anita permanece um exemplo vivo de resistência, tendo participado com bravura da Revolução Farroupilha no Brasil e da defesa da República Romana, mesmo durante sua quinta gestação . O projeto Anita Fidelis®️ fortalece sua memória ao transformá-la em ferramenta de mobilização por justiça social e reconhecimento da participação feminina na história.
Com passos simbólicos como este, Roma reafirma sua reverência por Anita Garibaldi — não apenas como figura histórica, mas como inspiração contínua para lutas por igualdade, liberdade e direitos humanos.