sáb. out 4th, 2025

A maravilha do (imperdivel!) Cristo Velado: uma peça de teatro revela os eternos mistérios da Cappella Sansevero em Nápoles

A nova temporada da companhia teatral NarteA em Nápoles começa em grande estilo: no dia 4 de outubro, o público poderá mergulhar na atmosfera única, mágica e misteriosa da Cappella Sansevero através de uma visita teatralizada em que será encenada a peça O Testamento de Pedra (Il Testamento di Pietra). Mais que uma encenação tradicional, o espetáculo é um convite a atravessar história, arte e mistério em um dos lugares mais extraordinários da Itália.

A representação teatral se desenvolve em torno do Cristo Velado, a escultura de Giuseppe Sanmartino que deixou o mundo em reverência desde 1753. Coberto por um véu de mármore tão delicado que parece tecido, o Cristo é considerado um dos maiores tesouros da escultura de todos os tempos, envolto em uma aura de mistério. Não é por acaso que a Cappella Sansevero recebe mais de 700 mil visitantes por ano, vindos de todo o planeta para admirar esse prodígio em pedra.

Mas a magia da Cappella não se limita a essa escultura. O espaço é herança do enigmático príncipe Raimondo di Sangro di Sansevero (1710–1771): inventor, alquimista, mecenas e figura central do iluminismo napolitano. A ele se deve a visão simbólica que permeia cada detalhe do local, ainda hoje cercadas de mistério científico.

O Testamento de Pedra conduz justamente o público em uma viagem no tempo entre história, alquimia, lendas e ciência, reconstruindo a figura do príncipe Raimondo di Sangro. Ao seu lado, no relato, emergem também os personagens do escultor napolitano Giuseppe Sanmartino e do médico palermitano Giuseppe Salerno. A visita teatralizada permite admirar, no interior da nave, o Cristo Velado – junto com as esculturas Pudicizia e Disinganno – além da cavea subterrânea, concebida pelo príncipe como templo sepulcral para seus descendentes e hoje sede das célebres Maquinas Atômicas (Macchine Anatomiche), uma intrigante amostra dos conhecimentos alquímicos da época aplicada a pesquisa sobre o corpo humano.

Todo o itinerário, desenvolvido nos ambientes do complexo museal, encena uma trama teatral que entrelaça a figura do príncipe de Sansevero às de Sanmartino e Salerno, alternando monólogos e diálogos. Os espectadores são transportados para o mundo fascinante de Raimondo di Sangro, cuja genialidade, capacidade de desafiar a ignorância e aura lendária estão no centro da narrativa: um relato em equilíbrio entre história e mito, que revive o espírito do homem que afirmava: “através da razão o homem alcança o desengano e se liberta das falsas verdades”.

Participar de uma visita como essa é sentir Nápoles pulsar em sua essência: uma cidade onde o sagrado e o profano, a arte e a ciência, a história e a lenda se encontram em perfeita harmonia. A Cappella Sansevero é um desses lugares que transformam a viagem em revelação — e deixam no visitante a sensação de ter tocado um segredo eterno.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *