dom. nov 30th, 2025

A árvore de Natal chega a São Pedro: do Vale de Ultimo para o primeiro Natal do Papa Leão XIV

Na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, a Praça São Pedro despertou com a chegada da grande árvore de Natal, um imponente abeto vermelho de 25 metros de altura. Sua viagem começou nas florestas do Vale de Ultimo, na província de Bolzano, de onde veio, e a árvore foi oferecida ao Vaticano pelos municípios de Lagundo e do próprio Vale de Ultimo. O transporte, como sempre complexo e sugestivo, levou a árvore a atravessar a Itália até alcançar o coração da cristandade, onde foi erguida ao lado da colunata de Bernini.

A escolha do abeto não é casual nem improvisada: as autoridades locais explicaram que o corte faz parte da gestão criteriosa das florestas alpinas, onde cada árvore abatida é compensada com novos plantios. É um gesto que reflete a atenção ao tema da sustentabilidade, tão caro à Igreja e claramente presente nessa tradição que se repete desde 1982, quando João Paulo II introduziu a árvore de Natal como símbolo de luz, esperança e união.

Ao lado do grande abeto, nos próximos dias, tomará forma também o presépio. Este ano ele virá da Campânia, da província de Salerno, organizado pela diocese de Nocera Inferiore–Sarno. Será uma encenação rica em referências à tradição popular do sul da Itália, completando a atmosfera natalina da praça.

A data da iluminação ainda não foi oficialmente anunciada, mas, como ocorre tradicionalmente, é esperada para os primeiros dias de dezembro. No ano passado, a cerimônia foi realizada em 8 de dezembro, e não está excluído que este ano siga o mesmo calendário. A confirmação virá do Governatorato do Vaticano.

O primeiro Natal do pontificado do Papa Leão XIV se abre, portanto, com a chegada dessa árvore que, na simplicidade do gesto, se torna um sinal forte de continuidade. Enquanto o pontífice está em viagem para novos compromissos pastorais, que nestes dias o levarão para fora de Roma, a praça se prepara para receber milhões de peregrinos e visitantes. A árvore, ainda silenciosa e sem luzes, aguarda apenas o momento de ser iluminada e, com isso, marcar a entrada definitiva de São Pedro no espírito do Natal.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *