sex. set 26th, 2025

Erosão e mudanças climáticas ameaçam os tesouros escondidos de Veneza



Veneza é famosa por seus canais, gôndolas e palácios majestosos. Mas poucos sabem que a cidade guarda também muitos pequenos tesouros que estão desaparecendo silenciosamente: baixos-relevos, brasões, esculturas e inscrições nas paredes, muitas vezes quase invisíveis aos turistas, estão sendo corroídos pelo tempo, pela poluição e pela água salgada.

Um estudo recente da Universidade Ca’ Foscari de Veneza analisou mais de 600 desses “tesouros escondidos” no bairro de Cannaregio, comparando fotos de arquivo desde os anos 70 com imagens atuais. O resultado é alarmante: detalhes de rostos desaparecem, inscrições ficam ilegíveis e mármores escurecem e se desgastam, confirmando que as mudanças climáticas e a erosão constante ameaçam a memória da cidade.

O levantamento contou com voluntários da Proteção Civil de Veneza, que desde 2006 mantêm um inventário desses bens culturais menores.

Mas não é só um alerta de destruição. Os pesquisadores propõem soluções concretas: dois roteiros culturais alternativos – Cannaregio Nascosta, Norte e Sul – para que moradores e turistas descubram essas obras e apreciem uma Veneza menos conhecida, longe da multidão.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *