seg. set 15th, 2025

Firenze em relevo: A beleza da cidade renascentista pode ser tocada em Braille para turistas cegos.

As pessoas cegas e com baixa visão agora podem “tocar” Florença e descobrir cada detalhe da cidade graças ao projeto “Firenze in rilievo”, uma guia tátil inovadora que transforma monumentos históricos em experiências sensoriais. A publicação reúne pranchas tridimensionais acompanhadas de textos em Braille, permitindo que todos possam conhecer a beleza arquitetônica da capital do Renascimento.

Apresentada durante o congresso internacional Low Vision 2025, no Palazzo dei Congressi, a iniciativa nasceu da colaboração entre o Didacommunicationlab da Universidade de Florença, a União Italiana Cegos e Ipovidentes (Uici) e a Fundação Destination Florence, com o apoio do Ministério do Turismo italiano.

São dois volumes especiais que recriam os principais monumentos do centro histórico, patrimônio mundial da Unesco, em versão tátil. Cada prancha é integrada a um QR code que leva ao portal FeelFlorence.it, onde os visitantes encontram descrições detalhadas, informações de acessibilidade e até roteiros dedicados.

A distribuição será gratuita no Firenze Welcome Center e por meio da rede Uici em todo o território italiano. Para o assessor de Turismo da cidade, Jacopo Vicini, “Florença deve ser para todos. Inclusão e acessibilidade são desafios fundamentais para um turismo mais sustentável”.

O projeto foi acompanhado por outras iniciativas sensoriais durante o congresso, como o percurso Uffizi da toccare (os Uffizi para tocar), visitas à Escola Nacional de Cães-Guia para Cegos, à Tipografia Braille e ao Centro Tiflodedático.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *