Poucos nomes evocam tanta potência estética e glamour internacional quanto Versace. A marca, fundada por Gianni Versace em 1978, em Milão, tornou-se em poucos anos símbolo de luxo, ousadia e provocação.
Nascido em Reggio Calabria em 1946, Gianni Versace respirou moda desde a infância no ateliê da mãe, onde aprendeu os segredos da profissão. Após um período de formação e primeiras experiências em Milão, em 1978 lançou sua primeira coleção com o apoio do irmão Santo, responsável pela gestão, e da irmã Donatella, que contribuía para a visão criativa e comunicativa.
O estilo Versace se impôs imediatamente como revolucionário: cores vibrantes, estampas barrocas, materiais inovadores e uma linguagem visual que mesclava arte, mito clássico e sensualidade. Nos anos 80 e 90, Versace se tornou o rei das passarelas internacionais, vestindo estrelas como Madonna, Elton John e Lady Diana, e ajudando a lançar o fenômeno das supermodelos (Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer). O namorado e companheiro histórico de Gianni Versace foi Antonio D’Amico, também estilista, com quem teve um longo relacionamento e que esteve ao seu lado até a morte trágica, em julho de 1997, quando Gianni Versace foi assassinado em Miami Beach. A direção criativa passou então para Donatella, enquanto a família manteve o controle da empresa, preservando a identidade da marca.
A célebre maison italiana Versace, fundada por Gianni Versace, que escreveu uma página histórica no setor da moda após décadas de sucesso inconfundível, em 10 de abril de 2025 foi adquirida pelo Grupo Prada, que anunciou oficialmente a compra de 100% da Versace da Capri Holdings. Segundo Patrizio Bertelli, Presidente e Diretor Executivo do Grupo Prada, o objetivo é preservar a criatividade e a identidade única de Versace, apoiando-as com a sólida plataforma industrial e comercial do grupo.
Paralelamente à aquisição, foi oficializada uma mudança histórica: Donatella Versace deixa o cargo de Chief Creative Officer após quase três décadas para assumir o título de Chief Brand Ambassador, dedicando-se também a projetos filantrópicos.
Em seu lugar, a partir de 1º de abril de 2025, assume Dario Vitale, ex-diretor de design e imagem da Miu Miu, marca do Grupo Prada. Sua nomeação marca a primeira vez na história em que o papel criativo da Versace não é ocupado por um membro da família fundadora. Sua chegada representa uma virada geracional e estratégica, desejada para injetar nova e vibrante energia à marca e ao seu posicionamento no mercado contemporâneo.