seg. set 22nd, 2025

PMEs italianas faturam RS 7,5 bi no exterior com apoio da Amazon em 2024

As pequenas e médias empresas italianas estão colhendo resultados expressivos no comércio eletrônico internacional. De acordo com o Relatório de Impacto apresentado pela Amazon, mais de 20 mil pequena e medias empresas (PMEs) do país venderam, em 2024, cerca de 7,5 bilhões de reais (1,2 bilhão de euros) no exterior por meio da plataforma.

O destaque vai para as mais de 9 mil empresas localizadas em áreas rurais ou de baixa densidade populacional, que respondem por quase metade do total e, apenas no último ano, alcançaram 3,1 bilhões de reais (500 milhões de euros) em exportações.

O estudo mostra que as regiões Lombardia, Campania, Lazio, Toscana e Emilia-Romagna concentram os maiores volumes de vendas externas. A Lombardia sozinha representou 2,1 bilhões de reais (345 milhões de euros) em exportações, com 65% das suas 3.400 PMEs já atuando no mercado global. Os principais destinos são Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, mas a América Latina – em especial o Brasil – vem ganhando relevância como novo mercado consumidor de produtos Made in Italy, de moda a gastronomia.

A vitrine “Made in Italy” da Amazon, criada em 2015, reúne hoje mais de 5.500 empresas em 11 países, com três milhões de produtos disponíveis. Desde 2019, o projeto conta com o apoio da Agência ICE, que investiu em treinamento, promoção e marketing digital, aproximando marcas italianas de consumidores internacionais.

Segundo Fabrizio Lobasso, do Ministério das Relações Exteriores da Itália, trata-se de “uma história de sucesso”, que em uma década já gerou mais de 4 bilhões de reais (650 milhões de euros) em faturamento. Para o público brasileiro, a tendência é de crescimento: o e-commerce encurta distâncias e amplia o acesso a produtos artesanais e de excelência, fortalecendo o elo histórico e cultural entre Itália e Brasil.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *